Reumatologia

Você está aqui:Início > Especialidades > Reumatologia
Reumatologia2021-02-26T15:13:39-04:00

O médico reumatologista é o especialista incumbido de analisar diversas doenças reumáticas que podem atingir crianças, jovens, adultos e idosos. Ele é o profissional que irá avaliar o quadro clínico do paciente, realizar o diagnóstico da doença e receitar o tratamento adequado.

A procura por esse médico existe quando o paciente possui muitas dores nos ossos, músculos, articulações ou também por sentir outros sintomas como inchaço, dificuldade para mexer as articulações, vermelhidão, etc.

Quais doenças o reumatologista trata?

As principais doenças que são diagnosticadas em consulta com reumatologista são:

  • Artrite reumatoide: doença crônica que causa dor, inchaço e rigidez;
  • Febre reumática:doença caracterizada por inchaço e dor nas articulações, podendo até mesmo prejudicar o coração;
  • Fibromialgia: doença que provoca dores em diversas partes do corpo, sono e fadiga;
  • Tendinite:doença que inflama os tendões;
  • Bursite:doença caracterizada pela inflamação da Bursa (é um pequeno “saco” que funciona como um amortecedor dos ossos e músculos).

Além dessas doenças reumatológicas, o esse especialista também cuida de: Gota, Osteoporose, Artrose, Lúpus, Vasculites, compressões de nervos, entre outras doenças.

Quando procurar um reumatologista?

O paciente deve procurar um médico reumatologista ao sentir sintomas de dores nas articulações (quadril, joelho, pé, entre outras), juntas, músculos e ossos, principalmente quando a dor não ocorre após contusão e persiste por longos períodos, como por exemplo, dor nas costas por vários meses seguidos. É preciso ficar atento a alterações nas articulações, como edemas, vermelhidão, rigidez e outras alterações.

Vale ressaltar que além da dor, algumas das doenças reumáticas ainda podem comprometer alguns órgãos do corpo humano, como cérebro, pulmões, rins e coração.

As doenças reumáticas também podem apresentar queda de cabelo, febre, lesões de pele, aftas orais ou genitais, entre outros sintomas em diversos órgãos, por isso é comum o paciente receber encaminhamento de outros especialistas. No caso das mulheres acima de 50 anos, é importante consultar um reumatologista pois o índice de surgimento de osteoporose aumenta muito nessa faixa etária.

É possível prevenir e curar as doenças reumatológicas?

Diversas doenças tratadas pelo médico reumatologista possuem cura.

Há algumas doenças que, apesar de não contarem com a cura definitiva, melhoram substancialmente com o tratamento. É o caso da artrite reumatóide e da espondilite anquilosante que, quando tratadas em fase bem inicial, podem atingir a remissão. Ou seja, com ou sem o uso de medicamentos, o paciente pode conseguir ficar totalmente livre de sintomas.

Quanto à prevenção, o papel do médico reumatologista consiste principalmente em minimizar os prejuízos, a fim de evitar que a pessoa fique incapacitada de realizar suas atividades. Isso porque, como a grande maioria tem como causa o fator genético, é muito difícil que eles consigam conter o seu aparecimento.

Reumatologista ou ortopedista?

Considerando-se que ambas as especialidades lidam com dores e disfunções capazes de impactar músculos e ossos, é normal que você tenha dúvida de qual médico procurar. Duas perguntas-chaves, no entanto, podem ajudar a resolver esse problema:

  • A dor ou o inchaço apareceram depois de um trauma, torção ou queda? Se sim, o ideal é procurar um ortopedista;
  • Os sintomas são crônicos e acompanham dor, calor, vermelhidão e rigidez do movimento? Se sim, um reumatologista é mais indicado.

Lembre-se de que o ortopedista é mais recomendado em casos de traumas e problemas mecânicos, frequentemente relacionados à prática de esportes.

Agendamentos

Agendamentos

Os agendamentos para a realização dos exames são feitos pela nossa equipe de atendimento através do telefone ou pelo WhatsApp.

 Você pode clicar também no botão WhatsApp que se encontra no canto inferior direito do site.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 07 horas às 16 horas e aos sábados, das 07 às 11h horas.

A clínica Nobre Centro de Saúde está à sua disposição para ajudar nos seus próximos exames.

Fazer Agendamento

Leia

Nossos Artigos

Nesta seção você encontrará artigos sobre temas diversos na área da saúde. Aproveite para explorar e manter-se bem informado.

Leia

Nossos Artigos

Nesta seção você encontrará artigos sobre temas diversos na área da saúde. Aproveite para explorar e manter-se bem informado.

Leia Mais no Nosso Blog

Ir ao Topo