Densitometria Óssea

Você está aqui:Início > Exames > Densitometria Óssea
Densitometria Óssea2021-02-12T16:13:11-04:00

A densitometria óssea (DMO) é um exame indolor e que possibilita o diagnóstico por imagens, semelhante às dos raios X e que consegue detectar precocemente sinais de perda de espessura óssea e mineral.

Para que serve?

O exame é muito utilizado para avaliar se o paciente tem osteopenia (perda de massa óssea que pode indicar predisposição à osteoporose) ou então osteoporose (doença caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas). A grande vantagem da densitometria óssea é justamente a capacidade de detectar a perda mineral em um estágio inicial, quando ainda não pode ser visualizada pelo exame de raios X.

Como é feito o exame?

O paciente veste uma roupa própria fornecida pela clínica e deita na maca do aparelho denominado densitômetro, e depois posiciona seu corpo de acordo com a necessidade do exame. A máquina então passa sobre a área de interesse emitindo radiação para captar e digitalizar a imagem dos ossos. O aparelho fica bem afastado, portanto não causa desconforto para quem tem problemas como claustrofobia.

O procedimento é rápido (duração máxima de 15 minutos) e totalmente indolor. Os resultados são liberados rapidamente.

Indicações

O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:

  • Baixo Peso (Índice de Massa Corporal – IMC– menor que 18,5 kg/m²)
  • Fratura Prévia
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada
  • Monitorar tratamento.

O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente. Os pediatras pedem a densitometria para avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, funcionando como um complemento à avaliação clássica da idade óssea do raio X de mãos e punhos.

*O exame é contraindicado para grávidas e pessoas acima de 120 quilos.

Agendamentos

Agendamentos

Os agendamentos para a realização dos exames são feitos pela nossa equipe de atendimento através do telefone ou pelo WhatsApp.

 Você pode clicar também no botão WhatsApp que se encontra no canto inferior direito do site.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 07 horas às 16 horas e aos sábados, das 07 às 11h horas.

A clínica Nobre Centro de Saúde está à sua disposição para ajudar nos seus próximos exames.

Fazer Agendamento

Leia

Nossos Artigos

Nesta seção você encontrará artigos sobre temas diversos na área da saúde. Aproveite para explorar e manter-se bem informado.

Leia

Nossos Artigos

Nesta seção você encontrará artigos sobre temas diversos na área da saúde. Aproveite para explorar e manter-se bem informado.

Leia Mais no Nosso Blog
Ir ao Topo